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Termos e Condições

Termos e condições para a utilização dos serviços da Natural Friends por clientes, colaboradores e fornecedores

ÍNDICE DE CONTEÚDOS DOS TERMOS E CONDIÇÕES:

Através do índice abaixo, aceda diretamente à área do texto do seu interesse. Aconselhamos sempre a leitura integral do documento.

1. TERMOS E CONDIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO WEBSITE, ÁREA RESERVADA DE CLIENTE E LOJA ON-LINE NATURAL FRIENDS

2. TERMOS E CONDIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO DE CLÍNICA VETERINÁRIA E MEDICINA VETERINÁRIA NATURAL DO CAMV NATURAL FRIENDS

3. TERMOS E CONDIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO DE IMAGIOLOGIA E ANÁLISES CLÍNICAS E LABORATORIAIS NATURAL FRIENDS

4. TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SPA&WELLNESS - BANHOS, TOSQUIAS E GROOMING PROFISSIONAL NATURAL FRIENDS

 

1. TERMOS E CONDIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO WEBSITE, ÁREA RESERVADA DE CLIENTE E LOJA ON-LINE NATURAL FRIENDS

Ao utilizar o website, a plataforma e-commerce e a área reservada de gestão de clientes veterinários da www.naturalfriends.pt o usuário concorda com os termos aqui apresentados.

A Natural Friends, Lda., reserva-se o direito de, sempre que necessário, introduzir alterações aos Termos e Condições.

A versão que se encontra publicada no website é a versão actualizada e em vigor. A utilização do website, da plataforma e-commerce e da área reservada de gestão de clientes veterinários traduz-se na aceitação dos seus termos e condições. 

 

ÂMBITO

Os Termos e Condições aplicam-se a todas as interações realizadas no site www.naturalfriends.pt, incluindo os formulários do website, bem como todas as interações realizadas na área reservada que lhe foi atribuída e a todas as interações efectuadas na loja online www.naturalfriends.pt, a todas as entregas na sequência das encomendas, efectuadas pelos prestadores de serviços contratados para o efeito pela Natural Friends, Lda., doravante designada apenas por Natural Friends.

 

CONTRATO

O cliente compromete-se a utilizar o presente serviço cumprindo as leis e regulamentos em vigor que ao mesmo sejam aplicáveis, bem como os Termos e Condições aqui enunciados e a Política de Cookies e de Privacidade do serviço, bem como outros regulamentos internos relevantes.

O cliente não pode alterar o conteúdo do serviço ou enviar mensagens que contenham vírus informáticos ou que possam provocar quaisquer outros danos, nem mensagens de conteúdo injurioso ou contendo qualquer tipo de linguagem inaproprida.

Os clientes que utilizam os formulários, a área reservada privada ou a loja on-line são considerados consumidores finais, sujeitos à liquidação de IVA.

Poderão ser adquiridos na loja on-line os produtos/serviços devidamente identificados na mesma e/ou nos catálogos respetivos. As imagens dos produtos são apenas uma ilustração, meramente indicativa do aspecto ou conteúdos dos mesmos, não constituindo por si só propostas vinculativas de venda.

Os serviços subscritos através de formulários ou com recurso a qualquer dos contactos disponibilizados para o efeito, requerem sempre da confirmação prévia de dados do cliente e disponibilidade técnica e logística para a realização do mesmo pelo que, a sua aquisição ou subscrição/reserva prévia, não garante a disponibilidade e requer sempre confirmações adicionais, prévias à sua disponibilização ao cliente.

O usuário apenas efetua a sua proposta vinculativa:

- ao contrato de compra de produtos/serviços ao completar o processo de encomenda quando pressiona o botão de “Finalizar/Concluir Compra”;

- ao contrato de subscrição de serviços veterinários ou de higiene e bem-estar animal conexos, ao completar o preenchimento do respectivo formulário, quando pressiona o botão de “Enviar”, ou ao reservar um horário para o serviço desejado através dos contactos telefónicos disponibilizados ou por escrito através de envio e-mail para os contactos electrónicos indicados para o efeito;

- ao contrato de adesão como cliente veterinário da clínica veterinária Natural Friends e do serviço on-line associado ao completar o preenchimento do acesso à área reservada pela primeira vez, com os dados fornecidos internamente pela Natural Friends aos clientes aprovados, nas 24h a 48h antes da consulta inicial, tendo terminado a aceitação dos termos e condições e/ou outros aí definidos de utilização do serviço, e pressionar o botão “Entrar”.

A não disponibilização na loja on-line da área reservada de cliente de algum produto não significa que o mesmo se encontre esgotado, a não ser que explícito na loja que o está, podendo o cliente contactar-nos para o e-mail fornecido para mais informações sobre a disponibilidade ou distribuição do produto.

A disponibilização na loja on-line da área reservada de cliente, de alguns produtos específicos de saúde animal, podem requerer uma guia de prescrição, de tratamento, ou uma receita válida para o efeito.

O preenchimento do formulário de subscrição de serviços veterinários ou de higiene e bem-estar animal conexos registam apenas a declaração de interesse do cliente na realização do serviço selecionado para o animal indicado e uma preferência de horário, sendo essenciais para a formalização do registo, o preenchimento de pelos menos, todos os dados de preenchimento obrigatório do formulário do cliente. O envio do formulário não constitui em nenhum momento a garantia de reserva do horário pretendido nos termos selecionados. Para a formalização de qualquer intenção de agendamento realizado através dos formulários disponibilizados, o cliente deve de aguardar pelo contacto telefónico por parte da recepção da clínica.

O serviço on-line associado ao cliente veterinário, ao qual o mesmo acede a partir da sua área reservada, apenas está disponível para clientes activos e aprovados que realizam serviços veterinários regulares. A regularidade/rotina dos serviços veterinários é determinada em função da condição individual de cada animal e de cada cliente e acordada previamente com o mesmo, devendo por isso ser respeitada. A Natural Friends, Lda reserva-se o direito de descontinuar o acesso aos serviços reservados on-line aos clientes, a qualquer momento e sem necessidade de contacto ou justificação prévia, caso se verifiquem inconformidades ou incumprimento com qualquer regra definida do funcionamento do serviço.

 

REGISTO NA ÁREA RESERVADA DE CLIENTE VETERINÁRIO E LOJA ON-LINE

O registo individual na área reservada de cliente e na loja on-line é efetuado no website, na área de “Login” da "Área Reservada” do cliente.

Os registos individuais na área reservada não podem ser criados pelos utilizadores, sendo apenas atribuídos, através de envio de Password de registo, pela própria Natural Friends aos clientes que garantam as condições de acesso à mesma.

O registo individual e acesso à área reservada de cliente é cedido gratuitamente pela Natural Friends, LDA aos clientes "ativos" e "aprovados". Estas nomenclaturas logísticas da plataforma CRM são atribuídas apenas aos clientes regulares que realizam consultas de medicina veterinária natural no nosso CAMV e que têm atribuido uma guia de prescrição de saúde dentro do tempo válido da mesma.

A área reservada de cliente e conteúdos disponibilizados na mesma a partir da plataforma CRM da Natural Friends, LDA tem como objectivos facilitar a comunicação e criar uma ponte instituição-cliente, de forma a poder disponibilizar e gerir informação clínica e terapêutica dos animais de cada cliente que se encontram a usufruir de protocolos de acompanhamento da saúde no CAMV Natural Friends. Os clientes que realizam apenas serviços de SPA ou outros, ou apenas compras de produtos não são elegíveis para o acesso gratuito à área reservada de cliente.

No momento em que realiza o primeiro acesso na área reservada, o cliente deve de assinalar todos os campos de dados marcado como obrigatórios, bem como assinalar a aceitação obrigatória dos termos e condições e política de privacidade da empresa e do serviço, política de cookies e a leitura integral e compreensão da informação referente ao RGPD da empresa e do serviço.

Este registo permite o acesso a informação clínica dos animais e privada do cliente e dos animais por si registados, consultar informação relevante disponibilizada no âmbito das consultas veterinárias realizadas na clínica veterinária Natural Friends, introduzir informação relevante sobre o estado clínico dos animais e dados fisiológicos, bem como fotos e documentos de relatórios e exames anteriormente realizados bem como realizar a subscrição de serviços clínicos e serviços conexos de saúde animal, realizar um processo de compra de produtos mais fácil e a aquisição de produtos exclusivos para o cliente veterinário mediante a existência de uma guia de tratamento em curso, válida para o efeito, com a gravação dos dados de identificação do cliente, permitindo um imediato reconhecimento do mesmo, sem necessidade de nova digitação em futuras compras, encomendas, consultas ou subscrições;

O Cliente pode atualizar os seus dados pessoais online sempre que o desejar, através da sua área pessoal.

O acesso é restrito a cada utente e garantido pela utilização de um login e de uma palavra-chave. O acesso restrito individual à área reservada pode ser interrompido, a qualquer momento e sem aviso prévio por parte da Natural Friends, sempre que não se encontrarem cumpridas as condições mínimas necessárias para a atribuição de condição de activo e aprovado a qualquer cliente/utilizador.

Estes dados são enviados para o email do cliente, entre 24h a 48h antes da realização da primeira consulta veterinária presencial na clínica veterinária Natural Friends, para permitir a sua confidencialidade, sendo da exclusiva responsabilidade do utente a sua posterior utilização.

Após o registo, cada utilizador/cliente pode ser atribuído a um "grupo de clientes" previamente definido, de modo a usufruir dos meios de envio, de pagamento, descontos e outras funcionalidades ou particularidades atribuíveis a cada grupo de clientes específico.

Para melhor navegação e identificação dos produtos, os mesmos encontram-se identificados com a marca que os comercializa e, eventualmente com logos que os identificam como orgânicos, sustentáveis e comércio justo, produto natural, próprio para vegetarianos/vegan, etc.

Para melhor navegação e identificação dos serviços disponíveis, os mesmos encontram-se agrupados ou identificados por cores, tipos de letra, separadores próprios de categorias de informação, entre outras possibilidades que permitam a melhor interpretação e uso da informação disponível, minimizando confusão de conteúdos sempre que possível. 

 

NAVEGAÇÃO NA ÁREA RESERVADA E SUA UTILIZAÇÃO PELO CLIENTE

Após o acesso concedido à área de cliente veterinário, o cliente tem inicialmente acesso a um tutorial de navegação para que se possa familiarizar com os primeiros passos e funcionalidades constantes da sua área reservada. Este tutorial encontra-se sempre disponível através de link identificado, na área reservada do cliente.

Para qualquer questão de navegação na área de cliente que não se encontre devidamente esclarecida, poderá consultar a secção de FAQ´s da homepage da Natural Friends, ou dirigir-nos um e-mail para clinica@naturalfriends.pt.

A navegação na área de cliente deve de ser feita de forma regrada e utilizando sempre linguagem correta e adequada a cada comunicação que pretenda realizar.

A área de cliente é um local de input de informação para o cliente, onde o mesmo pode consultar os seus dados de perfil e dados de perfil dos seus animais, bem como atualizações ao perfil e dados clínicos do animal, exames, protocolos e receituário ou guias de tratamento disponíveis, registos de consultas, bem como registo de encomendas; mas é também um local de output de informação do cliente, onde o mesmo é autónomo para preencher a sua ficha de perfil bem como criar ou completar fichas de perfil dos animais, introduzir fotografias, ficheiros PDF, JPEG e GIF, bem como pequenos vídeos (limite de introdução de dados por ficheiro 4MB) introduzir dados fisiológicos do seu animal com registo de data e hora e valor como temperatura, glicemia, atividade, etc.

A área de dados por animal, está organizada em cinco separadores onde pode consultar/ introduzir, por animal, dados gerais da identificação dos mesmos, imagem, dados fisiológicos e consultar dados clínicos e analíticos, bem como protocolos de profilaxia. Para além desta dinâmica, esta área envia também, por e-mail,  para o cliente, por cada animal ativo no sistema, notificações programadas que visam dar informações relevantes sobre atualizações ao estado de saúde dos animais, ou a aproximação de prazos de administração de produtos incluidos no protocolo de saúde desses animais.

Na área de consulta de agendamentos por animal, o cliente pode consultar as informações relevantes de cada agendamento concluido, bem como consultar anotações médicas, resultados e relatórios de exames complementares de diagnóstico realizados no âmbito desses agendamentos.

Os resultados de análises laboratoriais externas ou internas são disponibilizados no dia da realização da consulta de acompanhamento que sucede à da colheita de amostras, para a qual os exames foram solicitados, logo após o término da mesma, para que possam ser esclarecidos com o cliente todos os parâmetros avaliados e solicitados e realizadas todas as alterações terapêuticas nesse âmbito. Os mesmos resultados serão enviados, antes ou sem a realização da consulta de seguimento sempre que, por decisão do cliente ou da Natural Friends, o acompanhamento clínico do animal for descontinuado 

Os resultados dos exames de imagiologia como ecografia, são sempre comentados com os clientes no dia da realização dos mesmos e as anotações técnicas das observações realizadas são disponibilizadas no dia da realização da consulta de acompanhamento que lhe sucede,e para a qual foram solicitados. Os relatórios técnicos destes exames só são emitidos e disponibilizados após serem solicitados pelos clientes interessados, e serão emitidos e disponibilizados no prazo de 15 dias úteis após a data da entrada do seu pedido, não da data da realização do exame, tendo sempre a data de solicitação que ser  posterior à data da realização do exame.

Estão ainda disponíveis folhetos informativos sobre temas relevantes por animal ou por grupos de animais ou clientes como p.ex: saber como proceder em caso de envenenamento, cuidados nas diferentes estações, números úteis de contactos para situações específicas, etc

A esta interação de informação pode estar associado o envio de e-mails ou mensagens de notificação de envio/recepção de novos dados, que informam tanto a clínica como o cliente do seu envio/recepoção, bem como de um resumo do conteúdo da informação disponível para consulta, sendo necessário aceder à mesma, para completar o processo, através de link associado à notificação, ou através de entrada direta na sua área reservada, consoante o caso aplicável.

Todos os dados clínicos, anotações, registos, imagens, documentos e outros, emitidos e disponibilizados pela Natural Friends ao cliente, para consulta ou download a partir da sua área reservada são propriedade legal e intelectual da Natural Friends, LDA, devendo o cliente manter e tratar os mesmos e a informação neles contida como dados clínicos privados e reservados de cada cliente e animal.

Todos os conteúdos, imagem, texto, som e vídeo, bem como outras criações de design, webdesign e outras constantes no website e área privada do cliente, são propriedade da Natural Friends, LDA, que os disponibiliza temporariamente ao cliente, através do acesso reservado à área de cliente, desde que cumpridas as condições mínimas para a atribuição da condição ativo e aprovado ao cliente.

A área reservada do cliente é exclusiva ao mesmo e a sua demonstração/apresentação/exposição/exibição direta ou indireta, pública ou privada, tal como a replicação ou cópia de qualquer conteúdo de texto, documentos, imagem ou vídeo, quer parcial quer integral, são estrita e expressamente proibidas, incorrendo nos processos legais e judiciais aplicáveis, de acordo com a expressa violação.

Qualquer informação disponível para consulta do cliente a partir da sua área reservada, quer sejam anotações ou documentos de qualquer elemento da equipa clínica e/ou não clínica, imagens ou vídeos, partilhados com o cliente, são apenas registos de informação com vista a facilitar a interação mais rápida e simples entre os cliente e o serviço, exclusivos ao mesmo, e não apresentam qualquer validade como relatório, declaração, atestado ou outro documento formal cuja emissão é da responsabilidade de um técnico especializado (médico-veterinário, enfermeiro, auxiliar veterinário, recepcionista, groomer, etc) e se deve encontrar devidamente identificada, assinada e com vinheta e/ou carimbo apostos, caso se aplique.

Caso o cliente necessite da emissão de qualquer documento como relatório médico-veterinário, declaração de ausência no trabalho, ou outros, ou a disponibilização de resultados e relatórios de exames que, já tendo sido previamente disponibilizados não tenham sido devidamente guardados ou gravados no tempo útil previsto para o efeito na área reservada de cliente, o mesmo deve dirigir-se ao nosso serviço através dos contactos disponíveis e solicitar o documento necessário.

Por uma questão de gestão de informação e do espaço virtual disponível da área reservada de cada cliente, relatórios e resultados de exames são disponibilizados apenas durante um tempo limitado para consulta e download, pelo que deve asseguar a sua cópia ou impressão atempada, para evitar posteriores contratempos. Os clientes são sempre notificados de cada introdução de novos documentos na sua área reservada, bem como são informados do tempo que dispõem de acesso à informação, para que possam fazer a melhor gestão da mesma.

O tempo de disponibilização de relatórios/declarações/atestados médico-veterinários não é imediato após a realização/solicitação/pagamento dos mesmos, prevendo-se um prazo de até 15 dias úteis para a sua entrega. Para casos urgentes, e apenas se aplicável ou possível, alguns resultados e relatórios podem ser fornecidos num prazo de 24h a 36h, podendo implicar o pagamento de taxa de urgência, nos casos aplicáveis.

A emissão de alguns documentos e relatórios, bem como a nova disponibilização de resultados e relatórios de exames já previamente disponibilizados, podem implicar o pagamento de taxa acessória.

 

LOJA ON-LINE - ENCOMENDAS

A loja on-line Natural Friends, não é uma loja on-line dirigida ao público em geral, destinando-se apenas a clientes activos e aprovados, que tenham recebido credênciais válidas de acesso à área reservada de cliente (da clínica veterinária), e oferece uma gama única e exclusiva de produtos no âmbito da saúde e bem-estar natural animal, como acessórios, complementos, alimentação completa, suplementos alimentares, fitoterapia, homeopatia, óleos essenciais, florais, entre outros.

A loja on-line Natural Friends, associada à área reservada de cliente, pretende facilitar a aquisição de produtos em contexto de consulta ou acompanhamento clínico e terapêutico dos animais, por isso maioria dos produtos disponibilizados carecem de guia de tratamento válida para a sua aquisição, podendo alguns carecer inclusivamente de receita médico-veterinária para a sua dispensa.

Para melhor identificação do tipo de dispensa associada, a descrição de cada produto contém a referência se é produto de venda livre, ou se carece de guia de tratamento/ receita médico-veterinária válida, pelo que a Natural Friends não garante nem realiza a dispensa de produtos de uma encomenda finalizada ou finalizada e paga, caso não se verifique o cumprimento das condições referidas. Em caso de necessidade, será realizada a devolução de qualquer quantia paga, caso os produtos não possam ser dispensados em conformidade com estes termos e condições de utilização.

A encomenda de produtos, faz-se escolhendo de entre os existentes na loja e/ou no catálogo de produtos, mediante a sua colocação no cesto de compras e concluindo a mesma seguindo os passos orientadores onde indica, entre outras informações, dados pessoais e dados de envio relevantes e necessários ao serviço, modo de expedição escolhido e modo de pagamento escolhido, até informação de que a compra se encontra concluida e a recepção do comprovativo da mesma na caixa de e-mail indicada.

Para alguns produtos, devidamente identificados na loja on-line, a aquisição poderá ser limitada a um determinado número de exemplares ou período de tempo ou poderá estar temporariamente sujeita a desconto ou outro tipo de ação promocional.

As encomendas recebidas, com o pagamento efetuado e confirmado até às 12h de cada dia útil são expedidas nas 24h a 72h dos dias úteis seguintes, consoante o modo de envio disponível selecionado. Não se realizam expedições às quartas-feiras.

O tempo estimado de entrega das encomendas são 24h a 48h, o qual varia, entre outros factores, com o modo de de expedição selecionado.

A loja online Natural Friends não se responsabiliza, por atrasos na entrega das encomendas que não tenham decorrido do seu próprio incumprimento dos prazos estabelecidos, e sejam atribuíveis a terceiros, junto dos quais devem ser apuradas responsabilidades pelo cliente.

O cliente pode proceder ao cancelamento da encomenda a qualquer momento, desde que a mesma não tenha sido entretanto expedida no prazo útil indicado.

Pode fazer o cancelamento através do e-mail indicado, após a loja Natural Friends ter recebido a confirmação do pagamento da mesma, dentro do período das 24h seguintes à realização do pagamento da encomenda on-line.

O e-mail indicado pode ser consultado através do site www.naturalfriends.pt.

Para alguns produtos da loja on-line não são permitidas devoluções, particularmente produtos de consumo cuja embalagem tenha sido aberta e a selagem da mesma danificada ou se encontre alterada no exterior ou danificada. Ver abaixo legislação conforme em "Politica de devoluções".

O pedido de cancelamento da encomenda antes da sua expedição só produzirá efeitos quando seja indicado o número da encomenda e o número e nome do cliente.

Caso o cliente deseje devolver os artigos encomendados, dispõem de 14 dias para o fazer, de acordo com os critérios da legislação atual em vigor, e a loja Natural Friends devolve o dinheiro da compra e reembolsa dos portes de correio já dispendidos, ficando contudo ao encargo do consumidor os custos de portes ou despesas para a devolução do bem à Natural Friends.

A devolução do dinheiro será realizada após a chegada do produto a devolver, nas condições indicadas.

Ainda em caso de devolução de um produto adquirido pelo cliente, a loja Natural Friends suportará os custos com os portes de correio de devolução, quando o artigo expedido estiver danificado no momento da entrega, ou se tiver ocorrido um erro na sua expedição.

Para o artigo ser considerado danificado no momento da entrega, deve de ser feito prova do mesmo e registado o evento junto da operadora de distribuição e deve entrar em contacto com a Natural Friends, através do e-mail clinica@naturalfriends.pt, nas 24h imediatas à sua recepção, para que possamos apresentar reclamação junto da operadora e iniciar apuramento de responsabilidade.

 

PREÇOS E GASTOS DE ENVIO

Os preços apresentados na loja incluem IVA à taxa legal em vigor no momento da sua aquisição, a que acrescem os respetivos custos com os portes de envio, de acordo com as condições de utilização do serviço.

A loja on-line apenas desenvolve relações comerciais com consumidores finais privados, não incluindo revendedores ou grossistas.

O preço dos produtos, o valor do IVA e o custo com portes de envio são todos devidamente discriminados antes da fase de validação final da compra.

Quaisquer outros custos resultantes do envio de encomendas para o estrangeiro, nomeadamente custos de desalfandegamento, serão da exclusiva responsabilidade do adquirente do produto.

A loja on-line Natural Friends pode definir, de acordo com o modo de expedição ou o perfil de cliente, um valor mínimo de encomenda, a partir do qual os valores dos portes de envio são gratuitos para o cliente e suportados pela loja on-line Natural Friends.

A loja on-line Natural Friends pode definir variações ao valor mínimo de encomenda definido sem aviso prévio, mas o referido valor será sempre indicado na loja on-line e durante o processo electrónico de compra.

Um valor mínimo de encomenda a partir do qual os portes de envio são gratuitos para o cliente está disponível para as modalidades de expedição CTT Nacional e CTT Espanha, para encomendas com peso inferior a 4Kgs.

Na modalidade "Levantamento na Loja" pode ser definido um valor mínimo para a encomenda, o qual pode ser alterado sem aviso prévio, mas cuja informação estará disponível no acto da compra.

Pode igualmente ser definido um valor mínimo ou máximo de encomenda, ou um número mínimo ou máximo de unidades de encomenda do mesmo produto, para qualquer um dos meios de pagamento ou modos de expedição disponíveis. Estas condições são devidamente indicadas junto da informação correspondente a cada meio de pagamento ou na descrição das condições associadas à expedição dos produtos.

 

ENTREGAS

Em Portugal Continental as encomendas são expedidas, por norma, no prazo de 1 a 3 dias úteis após a data de confirmação do respetivo pagamento, para as modalidades de expedição CTT Nacional, desde que os produtos não se encontrem em ruptura de stock ou se encontrem reunidas outras condições imprevistas ou não, que impeçam o seu envio.

Após expedidas as encomendas, o cliente é notificado por via eletrónica e informado das condições de entrega e número de localização da encomenda, e a entrega decorre nas 24h a 48h (dias úteis) seguintes à expedição da mesma, salvo em situações excepcionais da responsabilidade da transportadora.

Nas Regiões autónomas e, dependendo das Ilhas, o prazo de entrega pode variar entre 3 a 16 dias úteis após a data da confirmação do respectivo pagamento, variando o prazo com o peso da encomenda e a ilha do destino da entrega, e está disponivel através da opção CTT Ilhas.

Em Espanha (continental) as encomendas são entregues, por norma, no prazo de 1 a 5 dias úteis após a data de confirmação do respetivo pagamento, para a modalidade de expedição CTT Espanha. Após expedidas as encomendas, o cliente é notificado por via eletrónica e informado das condições de entrega e número de localização da encomenda, e a entrega decorre nas 48h (dias úteis) seguintes à expedição da mesma, salvo em situações excepcionais da responsabilidade da transportadora..

Para os clientes que prefiram a opção de levantamento no local, disponibilizamos a modalidade "Levantamento na Loja". Neste caso, deve de aguardar pela notificação electrónica que informa a partir de que dia a sua encomenda se encontra disponível para levantamento. Em caso de ruptura de stock a encomenda será cancelada e o cliente devidamente informado das alternativas e procedimentos.

Para a modalidade "Levantamento na Loja", o pagamento pode ser efectuado antecipadamente através dos pagamentos electrónicos disponibilizados, ou no local do levantamento, em dinheiro ou através de pagamento multibanco.

Para o levantamento da encomenda, o cliente deve fazer-se acompanhar do documento emitido electronicamente no acto da compra on-line, o qual discrimina os items a serem levantados no local, comprova o seu pagamento ou permite a confirmação do valor a liquidar no local, bem como um documento de identificação do próprio.

O levantamento na loja é disponibilizado na morada Rua Sacadura Cabral, 29B - 1495-702 CRUZ QUEBRADA-DAFUNDO em dias e horários fixos, previamente definidos, que deve consultar em local próprio no site da loja on-line.

Os valores e prazos de entrega de encomendas para Europa, Brazil e Internacional variam de acordo com o destino e o tempo de transporte, e algumas encomendas podem ter que ser finalizadas através de contacto para o e-mail disponibilizado.

Envios para países do espaço UE estão isentas de pagamento de direitos aduaneiros.

Entregas para países terceiros ou regiões específicas, implicam sempre a confirmação da encomenda pela loja on-line Natural Friends e podem implicar a aplicação de taxas alfandegárias ou outros custos ou taxas acrescidas. Nestes casos, após realizada a encomenda, o cliente deve de aguardar o contato da loja on-line Natural Friends com informações sobre os custos e taxas associados à sua encomenda.

O envio de encomendas para países terceiros ou regiões equivalentes está sujeito ao pagamento prévio da encomenda e taxas acrescidas associadas. Caso o cliente tenha procedido ao pagamento da encomenda antes de receber a informação das taxas a acrescer, poderá liquidar os valores indicados posteriormente ou, caso pretenda cancelar a encomenda, o valor já pago será devolvido na sua totalidade, incluindo valor da encomenda, portes de envio e taxas de pagamento calculadas.

Todas as entregas nacionais e internacionais são efectuadas por serviços CTT Nacional e CTT Expresso e os prazos de envio mencionados são referentes a informações da empresa sobre os mesmos. A loja on-line Natural Friends não se responsabiliza por atrasos decorrentes de alterações ao funcionamento previsto para o serviço dos CTT Nacional e CTT Expresso.

Em caso de artigos danificados no momento da entrega, para o artigo ser considerado danificado no momento da entrega, deve de ser feito prova do mesmo e registado o evento junto da operadora de distribuição e deve entrar em contacto com a Natural Friends, através do e-mail clinica@naturalfriends.pt, nas 24h imediatas à sua recepção. para que possamos apresentar reclamação junto da operadora e iniciar apuramento de responsabilidade.

Caso se verifique uma situação de ruptura de stock o cliente será informado.

 

MÉTODOS DE PAGAMENTO

Os produtos poderão ser pagos através dos diferentes meios de pagamento eletrónicos disponibilizados, podendo alguns estarem sujeitos à aplicação de uma taxa em função do que é cobrado à Natural Friends, Lda pela empresa gestora do respetivo meio de pagamento.

As encomendas realizadas podem ser pagas por diferentes meios de pagamento eletrónico como transferência bancária, multibanco e paypal.

A modalidade “Levantamento na Loja” é a única que permite selecção conjunta do meio de pagamento “A Dinheiro”, quando pretende fazer o pagamento da encomenda ao balcão, a dinheiro, no ato de levantamento da mesma, no ponto de levantamento indicado. Não se aceitam pagamentos com cheques.

Na modalidade "Levantamento na Loja" pode ser definido um valor mínimo para a encomenda, o qual pode ser alterado sem aviso prévio, mas cuja informação estará disponível no acto da compra.

Pode igualmente ser definido um valor mínimo ou máximo de encomenda, ou um número mínimo ou máximo de unidades de encomenda do mesmo produto, para qualquer um dos meios de pagamento disponíveis. Estas condições são devidamente indicadas junto da informação correspondente a cada meio de pagamento.

Não se realizam expedições de encomendas com métodos de pagamento à cobrança.

Os produtos selecionados e encomendados pelo cliente e cuja compra é concluída dentro dos procedimentos disponíveis na loja, para qualquer modo de pagamento ou modo de entrega disponíveis, são reservados por um período máximo de 72h, prazo a partir do qual, em caso de não confirmação do pagamento, a encomenda poderá ser anulada ou o stock e disponibilidade do produto podem não ser garantidos.

 

FATURAS

Após a confirmação de pagamento e a expedição – nas modalidades de envio da encomenda – ou a sua entrega ao balcão – na modalidade “Levantamento na Loja” – é emitida, em formato digital, a fatura e recibo correspondentes ao valor pago, e os documentos são enviados para o e-mail fornecido pelo cliente durante o registo da compra ou o seu registo pessoal na loja. Ao realizar compras na loja on-line Natural Friends, concorda com estes termos e condições e com a entrega digital dos referidos documentos.

No caso de encomendas na modalidade “Levantamento na Loja”, o cliente pode solicitar, no momento do levantamento dos produtos, caso o pagamento seja realizado ao balcão no momento do levantamento, a emissão da fatura e respectivo recibo em papel.

Os documentos eletrónicos referentes à faturação são enviados ao cliente via e-mail, em formato PDF.

 

DIREITO DE PROPRIEDADE

Todos os produtos e bens constantes da área reservada de cliente são propriedade da Natural Friends, Lda até que se realize o pagamento total dos mesmos, por parte do usuário.

As lojas on-line, websites, domínios e marcas registadas são propriedade legal e intelectual da Natural Friends, LDA, bem como a área reservada do cliente, pelo que a sua demonstração/apresentação/exposição/exibição direta ou indireta, pública ou privada, tal como a replicação ou cópia de qualquer conteúdo de texto, documentos, imagem ou vídeo, quer parcial quer integral, são estrita e expressamente proibidas, incorrendo nos processos legais e judiciais aplicáveis, de acordo com a expressa violação. 

 

DIREITO DE DEVOLUÇÃO

O consumidor tem o direito de livre resolução do presente contrato no prazo de 14 dias de calendário, sem necessidade de indicar qualquer motivo.

O prazo para exercício do direito de livre resolução expira 14 dias a contar do dia seguinte ao dia: a) da celebração do contrato, no caso de conteúdos digitais que não sejam fornecidos num suporte material; b) em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, a posse física dos bens, no caso de um contrato de compra e venda; c) em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, a posse física do último bem, no caso de um contrato em que o consumidor encomendou vários bens numa única encomenda e os bens são entregues separadamente; d) em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, a posse física do último lote ou da última parte, no caso de um contrato relativo à entrega de um bem constituído por vários lotes ou partes; e) em que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, a posse física do primeiro bem, no caso de um contrato de entrega periódica de bens durante um determinado período.

A fim de exercer o seu direito de livre resolução, tem de nos comunicar para Natural Friends, Lda, sito em Rua Sacadura Cabral, 29B - 1495-702 Cruz Quebrada - Dafundo, com o contato telemóvel 962 639 917 e endereço eletrónico info@biodrydiatomaceas.pt a sua decisão de resolução do presente contrato, por meio de uma declaração inequívoca (por exemplo, carta registada enviada pelo correio com aviso de recepção, correio eletrónico com aviso de leitura e receção de mensagem ou através do nosso formulário de contacto, colocando em "Assunto" a frase “Declaração de livre resolução de contrato”).

Pode utilizar o modelo de formulário de resolução abaixo, mas tal não é obrigatório. Dispõe também da possibilidade de preencher e apresentar por via eletrónica o modelo de formulário de livre resolução ou qualquer outra declaração inequívoca de resolução através do nosso sítio internet [www.biodrydiatomaceas.pt]. Se fizer uso dessa possibilidade, enviar-lhe-emos sem demora, num suporte duradouro (por exemplo, por correio eletrónico), um aviso de receção do pedido de resolução.

Para que o prazo de livre resolução seja respeitado, basta que a sua comunicação referente ao exercício do direito de livre resolução seja enviada antes do termo do prazo de resolução.

 

EFEITOS DA LIVRE RESOLUÇÃO

Em caso de resolução do presente contrato, ser-lhe-ão reembolsados todos os pagamentos efetuados, incluindo os custos de entrega (com exceção de custos suplementares resultantes da sua escolha de uma modalidade de envio diferente da modalidade menos onerosa de envio normal por nós oferecida), sem demora injustificada e, em qualquer caso, o mais tardar 14 dias a contar da data em que formos informados da sua decisão de resolução do presente contrato.

Efetuamos esses reembolsos usando o mesmo meio de pagamento que usou na transação inicial, salvo acordo expresso em contrário da sua parte. Em qualquer caso, não incorre em quaisquer custos como consequência de tal reembolso.

Podemos reter o reembolso até termos recebido os bens devolvidos, ou até que apresente prova do envio dos bens, consoante o que ocorrer primeiro.

Deve devolver os bens ou entregar-no-los na morada acima já indicada, sem demora injustificada e o mais tardar 14 dias a contar do dia em que nos informar da livre resolução do contrato.

Considera-se que o prazo é respeitado se devolver os bens antes do termo do prazo de 14 dias.

Tem de suportar os custos diretos da devolução dos bens.

Só é responsável pela depreciação dos bens que decorra de uma manipulação que exceda o necessário para verificar a natureza, as características e o funcionamento dos bens.

 

FORMULÁRIO DE LIVRE RESOLUÇÃO:

Ao cuidado de: Natural Friends, Lda N.I.F: 513945113 Rua Sacadura Cabral, nº29B 1495-702 Email: info@biodrydiatomaceas.pt Telefone: (+351) 962639917

Pela presente comunico/comunicamos (*) que resolvo/resolvemos (*) do meu/nosso (*) contrato de compra e venda relativo ao seguinte bem/para a prestação do seguinte serviço (*) Identificação do produto: Tipo de produto: Data em que se realizou o pedido: Data da receção: Nome do Utilizador(cliente): N.I.F. do Utilizador: Morada: Telefone: Telemóvel Email: Outros dados de contato: Observações: Data e local Assinatura do Utilizador.

Esta comunicação é confidencial. O envio deste formulário implica a formalização do seu direito de resolução, em virtude do disposto na Lei 3/2014, de 17 de março, que modifica o Texto Revisto da Lei Geral de Defesa dos Consumidores e utilizadores aprovados pelo Decreto Legislativo 1/2007, de 16 de novembro, bem como quaisquer regulamentos concordantes. Isto implica a extinção da obrigação de executar o contrato celebrado entre as partes identificadas no texto do formulário. Uma vez que o seu pedido tenha sido processado, receberá um aviso de recibo por meio do canal de comunicação que indicou no formulário. Lembramos que deverá manter esse reconhecimento como prova do exercício do seu direito de resolução

 

RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS (RAL) DE CONSUMO

Em cumprimento do Artigo 18.º da Lei 144/2015, informa-se que esta empresa se encontra inscrita no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL).

A loja online respeita as normas legais aplicáveis em Portugal no exercício de comércio à distância (Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro alterado pela Lei n.º 47/2014, de 28 de julho).

Em caso de litígio na interpretação ou aplicação dos termos e condições, é competente o foro da comarca de Oeiras, com expressa renúncia a qualquer outro.

De acordo com a Lei n.º 144/2015 (que transpõe a diretiva comunitária 013/EU, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21/05/2013) em caso de litígio, os usuários podem recorrer ao CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo.

Em todo o omisso, aplicam-se as leis para este tipo de contratos.

 

IDENTIFICAÇÃO DA PROPRIETÁRIA DO WEBSITE

O presente website www.naturalfriends.pt é propriedade de Natural Friends, Lda, NPIC: 513945113, com morada comercial em Rua Sacadura Cabral, 29B 1495-702 e contacto telefónico 962639917.

 

ALTERAÇÃO DOS TERMOS E CONDIÇÕES

O usuário está sujeito às políticas e condições em vigor no momento em que se encontra a utilizar o website www.naturalfriends.pt, salvo quando, por lei ou decisão de organismos governamentais, sejam feitas alterações, com carácter retroactivo.

Os presentes termos e condições poderão ser alterados a qualquer momento, sem aviso prévio. Para qualquer questão ou situação/ relação contratual, os termos e condições em vigor são aqueles que se encontram publicitados no website, no momento da celebração do contrato compra/venda online.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SEGURANÇA

A loja on-line Natural Friends recolhe os dados pessoais do cliente com a finalidade de gestão da conta de clientes, faturação, prestação de informações, conforme autorização expressa para o efeito, assumindo o compromisso de privacidade e segurança no processamento e na manutenção dos dados pessoais de cada cliente, nos termos da Lei n.º 67/98 de 26 de outubro.

Todo o processo de pagamentos, desde a seleção do meio de pagamento à introdução dos dados inerentes ao processo de pagamento da encomenda está devidamente protegido com ferramentas de segurança eletrónicas adequadas.

Para informações mais detalhadas sobre a nossa política de privacidade, consulte o texto integral no rodapé deste website, onde indicado.

 

LEI APLICÁVEL E FORO COMPETENTE

A este acordo é aplicável a lei portuguesa.

Última revisão: Janeiro 2023.

 

2. TERMOS E CONDIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO DE CLÍNICA VETERINÁRIA E MEDICINA VETERINÁRIA NATURAL DO CAMV NATURAL FRIENDS

Ao utilizar do serviço de medicina veterinária natural da Clínica Veterinária Natural Friends todas as interações que decorrem da utilização do mesmo, o usuário concorda com os termos aqui apresentados, bem como com a política de privacidade da empresa.

A Natural Friends, Lda., reserva-se o direito de, sempre que necessário, introduzir alterações aos Termos e Condições.

A versão que se encontra publicada no website e para consulta no local é a versão actualizada e em vigor.

A utilização do website, da plataforma e-commerce e da área reservada de gestão de clientes veterinários associados ao serviço da clínica veterinária Natural Friends traduz-se na aceitação dos seus termos e condições. 

 

ÂMBITO

Os Termos e Condições aplicam-se a todas as interações realizadas com a Clínica Veterinária Natural Friends, quer as mesmas sejam presenciais, quer por contacto telefónico, e-mail, correio, website, redes sociais ou sistemas de videochamada, ou outros, incluindo os formulários do website, bem como todas as interações realizadas na área reservada que lhe foi atribuída e a todas as interações efectuadas na loja online www.naturalfriends.pt, a todas as entregas na sequência das encomendas, efectuadas pelos prestadores de serviços contratados para o efeito pela Natural Friends, Lda., doravante designada apenas por Natural Friends.

 

CONTRATO

O cliente compromete-se a utilizar o presente serviço cumprindo as leis e regulamentos em vigor que ao mesmo sejam aplicáveis, bem como os Termos e Condições aqui enunciados e a Política de Cookies e de Privacidade do serviço, bem como outros regulamentos internos relevantes.

O cliente não pode alterar o conteúdo do serviço, utilizar linguagem inapropriada ou injuriosa ou promover acções e incentivar comportamentos que possam provocar quaisquer danos, físicos, psicológicos, éticos, morais ou outros.

Os clientes da clínica veterinária são considerados consumidores finais, sujeitos à liquidação de IVA.

Poderão ser adquiridos na clínica os produtos/serviços devidamente identificados na mesma e/ou nos catálogos ou publicações respetivas. As imagens dos produtos são apenas uma ilustração, meramente indicativa do aspecto ou conteúdos dos mesmos, não constituindo por si só propostas vinculativas de venda.

Os serviços carecem sempre de pré-agendamento, o qual pode ser realizado por quaisquer das vias disponíveis para o efeito, e de uma confirmação prévia de dados do cliente e a disponibilidade técnica e logística para a realização dos mesmos, bem como de uma confirmação de presença ou disponibilidade, realizada nas 48h a 24h anteriores à realização dos mesmos, sem a qual realizada, pelo menos, até 12h da hora agendada para o serviço, pelos meios indicados, nos horários disponíveis para o efeito (horário de expediente tal como publicado) os serviços não se encontram confirmados e não serão realizados.

O cliente apenas efetua a sua proposta vinculativa:

- ao contrato de compra de produtos ao completar o processo de compra e realizado o respectivo pagamento e emissão de fatura;

- ao contrato de subscrição de serviços veterinários ou de higiene e bem-estar animal conexos, ao completar o preenchimento do respectivo formulário on-line, quando pressiona o botão de “Enviar”, ao reservar um horário para o serviço desejado através dos contactos telefónicos disponibilizados, ou por escrito através de envio e-mail para os contactos electrónicos indicados para o efeito e recebe uma resposta do nosso serviço com confirmação da proposta vinculativa;

- ao contrato de adesão como cliente veterinário da clínica veterinária Natural Friends e do serviço on-line associado ao completar o preenchimento do acesso à área reservada pela primeira vez, com os dados fornecidos internamente pela Natural Friends aos clientes aprovados, nas 24h antes da consulta inicial, após a confirmação da mesma pelo cliente (até 12h do início da mesma), tendo terminado a aceitação dos termos e condições e/ou outros aí definidos de utilização do serviço, e pressionar o botão “Entrar”.

Ao utilizar os serviços de saúde e bem-estar animal e produtos da Clínica Veterinária Natural Friends e da empresa Natural Friends, LDA, o cliente confirma que se encontra plena e devidamente esclarecido sobre o modo de funcionamento do serviço e aceita as suas condições de funcionamento, incluindo:

- as regras aplicáveis à disponibilização, transação e compra de produtos de saúde e bem-estar para animais em contexto clínico e não clínico, à faturação dos mesmos, métodos de pagamento disponíveis, regras aplicadas aos prazos para pagamentos, trocas e devoluções e seus prazos associados;

- os preços e valores praticados são sempre por unidade de produto (salvo packs ou promoções devidamente identificados) e por unidade de serviço prestado, por animal individual;

- as regras de estar na sala de espera e restantes regras de utilização dos espaços comuns e dos espaços clínicos;

- o funcionamento dos serviços clínicos bem como aspectos particulares do mesmo como metodologia própria de consulta veterinária exclusiva do serviço, dietas animais sugeridas, técnicas e metodologias para exame físico e manipulação de animais, técnicas e metodologias para colheitas de amostras e realização de exames complementares de diagnóstico e, técnicas, terapias e terapêutica aplicadas e sugeridas para os animais no âmbito da medicina veterinária natural como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, ozonoterapia, florais, osteopatia, biomagnetismo, entre outras;

- a renúncia técnica à aplicação de vacinas consideradas não nucleares, acessórias e não obrigatórias, e outros produtos imunoterápicos dispensáveis ou substituíveis;

- a renúncia ao uso protocolar de produtos desparasitantes convencionais com comprovada atividade tóxica sobre os animais;

- a renúncia à pratica da eutanásia de animais por rotina, sendo expressamente salvaguradados casos particulares muito específicos e raros;

- a renúncia ao alojamento, internamento e guarda de animais nas instalações da clínica que não se encontrem devidamente acompanhados por um tutor responsável, quer em regime de meio dia diúrno ou noturno, quer em regime de dia inteiro,  em cumprimento com a atual legislação;

- a necessidade de se fazer acompanhar da documentação integral dos animais que tenha em sua posse, na consulta inicial de cada animal, bem como em qualquer momento que a Natural Friends o solicite, incluindo boletim e passaporte de identificação dos animais, relatórios médicos, resultados de exames, prescrições de medicamentos, complementos ou alimentos, receitas e guias de tratamento, entre outros, em qualquer formato ou suporte, podendo ser negada a realização de qualquer consulta quando o tutor recuse a sua apresentação ou não se faça a companhar pelos mesmos;

- não é permitida nem aceite a apresentação de resultados, relatórios ou declarações ou quaisquer outro tipo de documentos editados que não os originais, sob qualquer formato ou suporte, incorrendo o cliente, pela sua apresentação, nas consequências legais inerentes à adulteração dos mesmos;

- a disponibilidade de atendimento ou consultas de urgência apenas para clientes ativos e aprovados e com o contacto realizado através de núumero de telefone/telemóvel de contacto registado e identificável na sua ficha de cliente, na nossa base de dados, de acordo com as regras de funcionamento das mesmas, com contacto disponível apenas por SMS para número de telemóvel reservado a clientes e devidamente identificado na área reservada, fichas do animal e outros documentos. Salvaguardamos que, excepcionalmente, caso não seja possível o contacto através dos números registados no nosso sistema, o mesmo possa ser realizado de outro número de telemóvel desde que seja devidamente identificado na SMS o cuidador/tutor e o repectivo animal, para além da situação a reportar de urgência. Sem a confirmação destes dados a Natural Friends, LDA e o CAMV não garante a resposta de assitência;

- a necessidade de consultas regulares de seguimento e acompanhamento aos animais durante a aplicação dos protocolos terapêuticos, tal como recomendadas e acordadas com o cuidador responsável, bem como a adopção e aplicação integral das dietas recomendadas e a administração em ambulatório do total do protocolo terapêutico implementado por mútuo consentimento (do veterinário e do cuidador responsável pelo animal), bem como das recomendações gerais para procedimentos em caso de urgência ou emergência de saúde, as quais devem ser aplicados como recomendado de forma previligiada a outras práticas ou rotinas de urgência.

- a necessidade de consultas de vigilância/manutenção do estado óptimo de saúde dos animais, após considerados recuperados do(s) diagnósticos individuais.

- as regras gerais de funcionamento, bem como os termos e condições aplicáveis, em particular, ao espaço e utilização de SPA & Welness (banhos e tosquias subscritos ou em self-service) e dos serviços de imagiologia e análises clínicas;

- o cliente não pode, de qualquer forma nem com qualquer tipo de argumento, forçar, coagir, pressionar ou ameaçar a integridade física ou psicologica nem a autoria ou propriedade intelectual dos profissionais, funcionários e colaboradores internos ou externos, a realizar procedimentos, técnicas, ou forçar recomendações ou o uso de produtos ou alimentos que não sejam da concordância, linha de atuação ou de trabalho dos profissionais envolvidos;

- que os clínicos e profissionais do serviço atuam sempre em conformidade e respeitando o código deontológico e estatutos mais atuais e publicados que regem a profissão de medicina veterinária e, em caso de necessidade, o cliente pode recorrer ao centro de resolução de litígios (RAL) associado, solicitar o livro de reclamações ou apresentar uma reclamação por via eletrónica.

- a empresa Natural Friends, LDA, reserva-se o direito de recusar o atendimento a qualquer cliente sempre que considere que não se encontram reunidas as condições necessárias para a realização do trabalho a que se propõe, em cumprimento e de acordo com o código deontológico e profissional que rege a prefissão de medicina veterinária.

 Condições gerais:

Os seguintes termos e condições aplicam-se aos utilizadores do serviço de medicina veterinária natural da Clínica Veterinária Natural Friends e a utilização do referido serviço implica a aceitação destes termos e condições, bem como a política de privacidade da empresa.

Para ser considerado utilizador do serviço clínico do CAMV, o cliente, tutor de animal(is), deve de:

     # se encontrar registado no CRM de gestão de clientes da Natural Friends, LDA, com pelo menos a indicação de nome, contacto telefónico, contacto de e-mail e morada e ter registado no mesmo CRM de gestão pelo menos um animal do qual seja o detentor titular (identificado como tal no DIAC do animal) ou o cuidador do animal, no nome do qual fica registado no sistema de gestão CRM, e ao qual é atribuída a responsabilidade das decisões relativamente ao cuidado ao animal;

      # deve de ter recebido, na sequência da criação de ficha inicial de cliente e agendamento da consulta inicial do seu primeiro animal, um login e password de utilizador, através dos quais aceitou os termos e condições e todas as políticas de privacidade da empresa, bem como tomou conhecimento da política de proteção de dados da empresa;

      # deve de ser um utilizador registado, ativo e aprovado no sitema CRM para que todas as suas funcionalidades e opções da ára reservada on-line se encontrem acessíveis e desbloqueadas.

O registo de, pelo menos, um agendamento activo, para pelo menos um animal de um detentor/tutor/cuidador, é necessário para que o cliente seja considerado “activo” no sistema de gestão de clientes e a confirmação de presença do cliente nas 24h que antecedem a consulta inicial do primeiro animal registado no sistema CRM Natural Friends, é necessária para que o cliente seja considerado "aprovado" e, para que possa realizar no nosso espaço os serviços pretendidos, o cliente deve ainda ter assinalado, antes do primeiro acesso à área reservada de cliente, a check box que confirma a leitura e aceitação dos termos e condições e as políticas de privacidade dos serviços da Natural Friends, LDA.    

A Natural Friends, LDA reserva-se o direito de anular a condição "activo" e "aprovado" a qualquer cliente e quaisquer seus animais sempre que, por motivos que assim o entenda, considere necessário ou adequado para a preservação do bom funcionamento do serviço, tranquilidade, saúde e bem-estar de todos os seus funcionários, colaboradores e prestadores de serviços, internos ou externos.

O cliente confirma e concorda que estará sempre presente ou disponível em caso de necessidade de contacto, através dos meios que indicou, disponibilizou e ficaram registados para o efeito, durante o tempo em que o animal permanece ao cuidado clínico da Natural Friends, para contactos estritamente necessários ao acompanhamento clínico e garantia de bem-estar dos animais, relações comerciais entre a Natural Friends e o cliente, comunicações de cariz legal, e todo o tipo de interações decorrentes da inscrição on-line no CRM clínico.

Na área de receção, sala de espera e outros locais de uso público comum dentro das instalações do CAMV, apenas é permitida a circulação de animais com trela ou animais em caixas de contenção adequadas, que impeçam o seu deambular livre pelo espaço. Os meios de contenção utilizados só podem ser retirados depois do animal se encontrar dentro da área clínica (gabinetes, consultórios, salas de exames) devidamente acompanhados pelos seus cuidadores e/ou pelos técnicos responsáveis (médico-veterinário, enfermeiro, auxiliar, recepcionista, etc), em segurança, e devem de ser de novo colocados de imediato, logo que o profissional devolve o animal ao cliente, ainda dentro de qualquer sala de trabalho ou na sala de consulta, antes de sair para as áreas de uso público. A colocação de açaime ou outros meios preventivos de mordeduras/ agressões a outros animais ou pessoas nos espaços de uso comum do CAMV, são da responsabilidade do cliente e podem ser sugeridos ou solicitados pela equipa clínica ou não clínica, caso se verifiquem comportamentos do cliente ou do animal que o justifiquem, para a segurança de todos os presentes.

Agendamento de Serviços Clínicos de Medicina Veterinária do CAMV Natural Friends:

Todos os serviços disponibilizados pelo CAMV Natural Friends, carecem de agendamento prévio, o qual deve solicitar, sempre que possível, com antecedência em relação à data que pretende para a sua realização. Não agendamos consultas iniciais (primeira consulta do animal) para o próprio dia do contacto de agendamento. Consultas de urgência estão disponíveis apenas para clientes registados, ativos e aprovados, e o contacto de urgência faz-se exclusivamente através de SMS para o número que lhe é fornecido para o efeito, após a realização da primeira consulta do primeiro animal no nosso CAMV. Para cada cliente, apenas se realiza uma consulta inicial por dia, ou seja, apenas é agendado um animal por cliente, por dia, para consultas iniciais. Para qualquer outra modalidade de consulta, podem agendar-se e realizar-se consultas a vários animais do mesmo cliente, ao longo do dia. A cada animal corresponde um agendamento e um valor individual de consulta, de acordo com a tabela de preços em vigor. A marcação pode ser realizada através do contacto telefónico ou e-mail disponível, ou por agendamento presencial no local do CAMV. Os diferentes contactos encontram-se devidamente divulgados.

Durante a realização do agendamento, são sempre solicitados os dados necessários para o registo no sistema de gestão, relativamente ao cliente e ao animal e são devidamente explicados os dados mais relevantes sobre o serviço solicitado como preço, tempo previsto, requisitos do animal, horário disponível para o agendamento, regras de funcionamento básicas do serviço, exclusividades do serviço edocumentos dos quais se deve fazer acompanhar, imprescindíveis para que a consulta inicial ao(s) animal(is) se realize, bem como outros esclarecimentos que possam ser solicitados no momento. A cada agendamento confirmado é enviada, para o e-mail que nos indicou, uma mensagem automática de confirmação do agendamento com detalhes do mesmo e instruções relevantes para o momento da consulta.

Na sequência do agendamento realizado, o cliente é informado que será contactado nas 24h a 48h prévias ao agendamento para validar o seu interesse e a sua presença. Este contacto é realizado por contacto telefónico, sms ou e-mail. Neste contacto são confirmados dados relevantes do agendamento como dia, hora, e outros e são fornecidos os dados para o login de primeiro acesso à sua área reservada de cliente, à qual deve aceder e preencher todos os campos relevantes de dados informativos sobre o cliente e o animal, bem como proceder ao upload de todos os documentos que acompanham a consulta na área de agendamentos e descrever sucinta e cronologicamente a história de vida do seu animal, de problemas anteriores cronologicamente ordenados e do problema atual, bem como toda a terapêutica administrada, historial de vacinas e desparasitação ao longo da vida e descrever o motivo e objectivos que tem para a consulta.

O cancelamento do serviço agendado pode ser realizado em qualquer momento antes do início do mesmo, quer pelo cliente, quer pelo CAMV. A ausência de resposta nas 12h seguintes à última tentativa de contacto de confirmação de agendamento realizada nas 24h antecedentes ao mesmo determinam o cancelamento prévio do serviço agendado e o horário fica de novo disponível. Uma mensagem de e-mail é enviada a confirmar o cancelamento do agendamento.

Realização dos serviços agendados:

No dia e hora confirmados para cada agendamento, o cliente deve comparecer no local com o animal, preferencialmente 10 minutos antes da hora agendada fazendo-se acompanhar, dos seus documentos de identificação pessoal bem como os documentos do animal, os quais podem ser solicitados na receção. No caso dos agendamentos iniciais de cada animal, o cliente deve comparecer pelo menos 15 minutos antes da hora agendada, para confirmação dos dados das fichas de cliente e animal (que devem já estar previamente preeenchidos a partir da área reservada de cliente) e da documentação prévia que tráz para a consulta.

Antes, durante ou após a realização do serviço agendado podem ser realizados procedimentos como leitura de microchip, pesagem ou registo de dados identificativos ou biometricos do animal constantes dos seus boletins de identificação e registo ou recolhidos no local, para confirmação de dados relevantes para a prestação do mesmo, faturação ou identificação correta de animais e tutores.

O cliente e o(s) animal(is) que o acompanham, após chegada à clínica, devem fazer-se anunciar junto da recepção junto da qual podem tratar de todas as confirmações presenciais necessárias de documentos, aquisição de produtos, esclarecimento de dúvidas, ou outros assuntos relevantes. De seguida devem aguardar, consoante a sua preferência, na área exterior de jardim ou na área interior de espera reservada para o efeito, onde dispõem de lugares sentados, máquina de café, biblioteca com livros para consulta e exposição de produtos, até que o técnico ou o pessoal auxiliar ou da recpção indique o momento de se dirigir à sala de consulta. O cliente é responsável por garantir a segurança dos seus animais durante a sua presença no local, pelo que os meios de contenção e segurança pessoal devem ser sempre aplicados e devem de ser sempre seguidas as orientações e intruções solicitadas a cada momento pela Natural Friends, sempre que seja necessário evitar o contacto ou cruzamento de animais nos locais.

No início da realização do serviço agendado (consultas), e de acordo com condições das salas e locais de trabalho, características dos animais ou procedimentos a realizar, os profissionais informam os clientes se é ou não permitida a presença de acompanhantes durante a realização dos mesmos.

As consultas devem de decorrer em ambiente calmo e tranquilo, deve expor a sua situação com o uso de linguagem adequada e apropriada, e com tranquilidade, para que os animais se possam sentir numa ambiente acolhedor e confortável. Durante as consultas, podem ser necessárias intervenções directas sobre o corpo dos animais como auscultação, palpação, etc e a colaboração dos cuidadores é sempre solicitada neste sentido, durante esses momentos, para que o animal possa estar mais calmo e tranquilo durante todo o procedimento. A colaboração/presença dos cuidadores pode igualmente ser solicitada durante a colheita de amostras dos animais ou a realização de pequenos procedimentos minimamente invasivos, pelos mesmos motivos, pelo que, quando solicitada, não deve ser recusada.

cliente, após o termino da consulta é informado, sempre que possível e exequível, das conclusões iniciais, diagnósticos diferenciais e propostas terapêuticas e dietéticas, e deve de esclarecer todas as questões que considere pertinentes e necessárias no curso da consulta realizada, para que se sinta esclarecido sobre toda a condição,  procedimentos inerentes e  diagnóstico do seu(s) animal(is). Nesta sequência, é implementado o protocolo dietético e terapêutico que decorreu da realização da consulta e observações realizadas, o qual deve de ser integralmente seguido e cumprido, pois só desta forma podemos aproximar-nos de uma garantia de que o cliente terá os resultados que procura alcançar com a realização da consulta, de acordo com o modus operandi do serviço, de forma a melhor servir o cliente e os seus interesses.

Considerando que o principal motivo de consultas veterinárias de medicina natural no nosso CAMV remetem para diagnósticos prévios de patologias graves, crónicas, muitas vezes consideradas incuráveis ou de fraco prognóstico de vida e bem-estar apra os animais, para que possamos prestar os melhores cuidados e dar a melhor resposta a cada caso, existe inicialmente a necessidade de garantir a realização de consultas regulares e frequentes, para as quais os tutores devem de ter, preferencialmente, a disponibilidade solicitada. Após os primeiros resultados alcançados, a frequência das consultas é adequadamente espaçada e após a recuperação ideal ser alcançada, é definida uma rotina ou frequência ideal de consultas de acompanhaento para cada animal, de forma a que o estado de saúde alcançado se mantenha, com as mínimas intercorrências possíveis.

A frequência mínima ideal recomendada, no nosso serviço de medicina veterinária natural é de 2 a 4 consultas de rotina anuais, consoante a condição geral de cada animal, e de modo a garantir a adequada implementação dos programas de profilaxia imunológica e desparasitação natural, próprios da atuação do nosso serviço.

Na sequência de cada consulta é emitida uma guia de prescrição que contém recomendações de dieta, suplementação e terapêutica, bem como outras informações relevantes e adequadas a cada caso individual dos animais, a qual se encontra disponível, na área on-line reservada do cliente e do animal respectivo, e que pode ser igualmente solicitada impressa na recepção da clínica. A validade de cada guia de prescrição é indicada no final da mesma, finda a qual a dispensa dos produtos constantes da mesma já não pode ser mais garantida em contexto clínico, ficando à sua responsabilidade do cliente qualquer ocorrência decorrente do prolongamento do tratamento sem vigilância médica-veterinária. A guia de prescrição é a ferramenta interna do nosso CAMV para a emissão e disponibilização ao cliente das orientações para a terapêutica de cada animal em ambulatório, não é substituta nem pode ser utilizada como receita médico-veterinária para a aquisição de qualquer produto ou medicamento em farmácias, clínicas ou outro estabelecimentos autorizados à dispensa de medicamentos médico-veterinários.

A cada prescrição interna por animal e consulta está atribuida uma validade, finda a qual pode determinar a interrupção da sua disponibilidade para consulta ao cliente na área on-line reservada e o fornecimento de alguns produtos específicos na prescrição, bem como algumas condições em que são dispensados incluindo formatos comerciais, valor final dos produtos, entre outras.

O tempo estimado para a execução de cada serviço clínico, incluindo consultas, é meramente indicador e pode sofrer variações inicialmente não estimadas ou previstas pelas mais diversas circunstâncias inerentes ao comportamento dos animais, quantidade de documentação a analisar por consulta, patologia do animal, questões relevantes dos cuidadores/tutores ou ocorrências com equipamentos e aparelhos, entre outras, que são alheios ao modo de funcionamento regular do serviço Natural Friends, e ao qual não pode ser atribuída a responsabilidade do atraso pelo que, não se admitem pedidos de desconto ou indeminizações por estes motivos, podendo contudo o cliente solicitar outra data e hora de consulta, caso a alteração à previsão do horário do seu agendamento não seja comportável.

As guias de prescrição emitidas devem de ser cumpridas na intergra durante, pelo menos, o tempo indicado, ou até regressar a consulta de reavaliação, consoante as indicações nela constantes. Em caso de necessidade de qualquer ordem (dificuldade de administração dos produtos, capacidade económica do cliente, entre outras) o cliente pode e deve contactar o CAMV Natural Friends e expor com clareza a situação e, sempre que possível e que não comprometa a saúde e vida do animal, serão feitas as adaptações necessárias e adequadas. 

O serviço clínico veterinário Natural Friends tem uma tabela de preços própria que é elaborada em função de diversas variáveis inerentes a especificidades deste tipo de serviços e que podem incluir características como o peso dos animais, a especificidade técnica dos profissionais das consultas de medicina natural, o tipo e especificidade dos procedimentos realizados, a especialização e exclusividade do serviço prestado, entre outras.

A animais que apresentem comportamento que possa colocar em risco a segurança e saúde dos profissionais, podem ser aplicados os meios de contenção adequados, tendo o serviço Natural Friends o cuidado na seleção dos meios mais adequados a cada animal, que mantenham o maior conforto e tranquilidade possível para os mesmos, enquanto garante a segurança no trabalho dos profissionais.

Agendamento e realização de Serviços de Telemedicina do CAMV Natural Friends:

Todos os serviços de telemedicina disponibilizados pelo CAMV Natural Friends, carecem de agendamento e pagamento prévio, o qual deve solicitar, sempre que possível, com antecedência em relação à data que pretende para a sua realização. Todas as consultas iniciais (primeira consulta do animal) são exclusivamente presenciais. Não se realizam consultas a quaisquer animais por telemedicina, sem uma consulta presencial prévia com o mesmo e o seu tutor. Podem agendar-se e realizar-se teleconsultas a vários animais do mesmo cliente, no mesmo dia. A cada animal corresponde um agendamento e um valor individual de consulta de telemedicina, de acordo com a tabela de preços em vigor. A marcação pode ser realizada através do contacto telefónico ou e-mail disponível, ou por agendamento presencial no local do CAMV. Os diferentes contactos encontram-se devidamente divulgados.

Durante a realização do agendamento do serviço de telemedicina, são sempre solicitados os dados necessários para o registo no sistema de gestão, relativamente ao cliente e ao animal e são devidamente explicados os dados mais relevantes sobre o serviço solicitado como preço, condições para o pagamento prévio, tempo previsto, requisitos do animal, requisitos técnicos para a realização do mesmo, horário disponível para o agendamento, regras de funcionamento básicas do serviço, exclusividades do serviço e documentos que deve ter presentes, imprescindíveis para que a consulta ao(s) animal(is) se realize, bem como outros esclarecimentos que possam ser solicitados no momento. A cada agendamento confirmado é enviada, para o e-mail que nos indicou, uma mensagem automática de confirmação do agendamento com detalhes do mesmo e instruções relevantes para o momento da teleconsulta.

Na sequência do agendamento realizado, o cliente é informado que deverá realizar o pagamento prévio do serviço de telemedicina pré-agendado até às 48h que antecedem a realização do mesmo, para validar o seu interesse e a sua presença. Após esta validação de pagamento, nas 24h que antecedem a reslização do serviço, é realizado um contacto telefónico, sms ou e-mail para confirmar dados relevantes do agendamento como dia, hora, e outros e são fornecidos os dados relevantes para o acesso ao evento de telemedicina. Em geral, durante a hora que antecede a realização da consulta de telemedicina é realizado um contacto de teste para verificar se todas as condições se encontram reunidas para a realização da mesma como previsto.

O cancelamento do serviço de telemedicina agendado pode ser realizado simplesmente pela não liquidação do valor correspondente nas 48h prévias ao agendamento estimado. A ausência de resposta ou pagamento nas 48h seguintes à última tentativa de contacto de confirmação de pagamento/agendamento determinam o cancelamento prévio do serviço agendado e o horário fica de novo disponível. Uma mensagem de e-mail é enviada a confirmar o cancelamento do agendamento.

Realização dos serviços agendados:

No dia e hora confirmados para cada agendamento, o cliente deve estar presente junto com o animal visado, preferencialmente 10 minutos antes da hora agendada, tendo junto a si toda a documentação e dados necessários para a realização da consulta de telemedicina. O cliente deve garantir a exitência de uma câmara que permita a emissão de video em "real time" durante toda a realização da telechamada, e a mesma deve de estar ligada durante todo o tempo de realização da consulta, bem como garantir que possui microfone e auscultadores que permitam um nível de som adequado para que a comunicação se possa realizar de forma inequívoca e, preferencialmente, sem interrupções. O cliente necessita igualmente de ligação de dados de internet e um aparelho compatível com a mesma (computador, telemovel, tablet).

Durante  a realização do serviço agendado podem ser solicitados procedimentos junto dos animais como mostrar o animal em repouso no local onde se encontra, mostrar o animal em moviemnto de acordo com o solicitado, realizar pequenas acções como abrir a boca ao animal, mostrar em mais pormenor algum local do corpo, palpar áreas do corpo da forma indicada, fazer prega de pele, entre outros. O tutor deve prestar atenção às indicações e realizar o procedimento da forma mais adequada para que se possam reunir dados de qualidade que beneficiem a prestação do serviço agendado. 

As teleconsultas devem de decorrer em ambiente calmo e tranquilo, deve expor a sua situação com o uso de linguagem adequada e apropriada, e com tranquilidade, para que os animais se possam sentir numa ambiente acolhedor e confortável. Durante as teleconsultas, podem ser necessárias intervenções directas para exame físico sobre o corpo dos animais e a colaboração dos cuidadores é sempre solicitada neste sentido, durante esses momentos, e não deve ser recusada para que a consulta possa decorrer da forma prevista e se reunam todos os dados necessários.

cliente, após o termino da teleconsulta é informado, sempre que possível e exequível, das conclusões iniciais, diagnósticos diferenciais e propostas terapêuticas e dietéticas, e deve de esclarecer todas as questões que considere pertinentes e necessárias no curso da consulta realizada, para que se sinta esclarecido sobre toda a condição,  procedimentos inerentes e  diagnóstico do seu(s) animal(is). Nesta sequência, é implementado o protocolo dietético e terapêutico que decorreu da realização da consulta e observações realizadas, o qual deve de ser integralmente seguido e cumprido, e que é disponibilizado durante as 12h a 24h seguintes à realização da teleconsulta, a partir da área on-line reservada de clíente, tal como nas consultas presenciais.

As consultas de telemedicina podem ser solicitadas por qualquer cliente para quaisquer animais, desde que não existam impedimentos ou necessidades específicas que determinam que a realização da consulta veterinária tenha que ser presencial. A determinação da necessidade de consulta presencial ou da possibilidade de consulta de telemendicina é sempre da responsabilidade do médico-veterinário e a sua decisão prevalece sobre quaisquer outras, podendo o mesmo recusar realizar a consulta de telemedicina, sempre que assim o entrenda basedo nos factos e argumentos necessários, mesmo que o tutor recuse a possibilidade ou o interesse na consulta presencial.

As consultas de telemedicina estão disponíveis apenas em horários e dias da semana específicos. Antes de quaisquer agendamentos é informado dos dias e horas disponíveis para a semana em que pretende agendar. Os horários disponíveis para teleconsulta não são fixos e podem variar semanal, mensal ou anualmente, consoante a dinâmica do serviço clínico, bem como o número de horas semanais dedicadas e reservadas para a teleconsulta.

Considerando que o principal motivo de consultas veterinárias de medicina natural no nosso CAMV remetem para diagnósticos prévios de patologias graves, crónicas, muitas vezes consideradas incuráveis ou de fraco prognóstico de vida e bem-estar para os animais, para que possamos prestar os melhores cuidados e dar a melhor resposta a cada caso, existe inicialmente a necessidade de garantir a realização de consultas regulares e frequentes, para as quais os tutores devem de ter, preferencialmente, a disponibilidade solicitada. Após os primeiros resultados alcançados, a frequência das consultas é adequadamente espaçada e após a recuperação ideal ser alcançada, é definida uma rotina ou frequência ideal de consultas de acompanhaento para cada animal, de forma a que o estado de saúde alcançado se mantenha, com as mínimas intercorrências possíveis.

Na sequência de cada consulta é emitida uma guia de prescrição que contém recomendações de dieta, suplementação e terapêutica, bem como outras informações relevantes e adequadas a cada caso individual dos animais, a qual se encontra disponível, na área on-line reservada do cliente e do animal respectivo. A validade de cada guia de prescrição é indicada no final da mesma, finda a qual a dispensa dos produtos constantes da mesma já não pode ser mais garantida em contexto clínico, ficando à sua responsabilidade do cliente qualquer ocorrência decorrente do prolongamento do tratamento sem vigilância médica-veterinária. A guia de prescrição é a ferramenta interna do nosso CAMV para a emissão e disponibilização ao cliente das orientações para a terapêutica de cada animal em ambulatório, não é substituta nem pode ser utilizada como receita médico-veterinária para a aquisição de qualquer produto ou medicamento em farmácias, clínicas ou outro estabelecimentos autorizados à dispensa de medicamentos médico-veterinários.

A cada prescrição interna por animal e consulta está atribuida uma validade, finda a qual pode determinar a interrupção da sua disponibilidade para consulta ao cliente na área on-line reservada e o fornecimento de alguns produtos específicos na prescrição, bem como algumas condições em que são dispensados incluindo formatos comerciais, valor final dos produtos, entre outras.

As guias de prescrição emitidas devem de ser cumpridas na intergra durante, pelo menos, o tempo indicado, ou até regressar a consulta de reavaliação, consoante as indicações nela constantes. Em caso de necessidade de qualquer ordem (dificuldade de administração dos produtos, capacidade económica do cliente, entre outras) o cliente pode e deve contactar o CAMV Natural Friends e expor com clareza a situação e, sempre que possível e que não comprometa a saúde e vida do animal, serão feitas as adaptações necessárias e adequadas. 

O tempo estimado para a execução de cada serviço clínico, incluindo teleconsultas, é meramente indicador e pode sofrer variações inicialmente não estimadas ou previstas pelas mais diversas circunstâncias inerentes ao comportamento dos animais, quantidade de documentação a analisar por consulta, patologia do animal, questões relevantes dos cuidadores/tutores ou ocorrências com equipamentos e aparelhos, entre outras, que são alheios ao modo de funcionamento regular do serviço Natural Friends, e ao qual não pode ser atribuída a responsabilidade do atraso pelo que, não se admitem pedidos de desconto ou indeminizações por estes motivos, podendo contudo o cliente solicitar outra data e hora de consulta, caso a alteração à previsão do horário do seu agendamento não seja comportável ou o reembolso do valor pago pela mesma, caso não pretenda o seu reagendamento.

Caso exista a necessidade de alterar um agendamento de telemedicina já liquidado para uma consulta presencial, quer a mesma seja determinada pelo médico-veterinário por motivos de saúde do animal ou outros, quer por necessidade ou imprevisto súbitos para a sua realização no horário agendado pelo tutor do animal, o valor da consulta presencial é considerado previamente liquidado pelo valor já pago pela consulta de telemedicina, procedendo-se posteriormente, após a realização da consulta poresencial, aos acertos devidos, em caso de necessidade.

O serviço clínico veterinário Natural Friends tem uma tabela de preços própria que é elaborada em função de diversas variáveis inerentes a especificidades deste tipo de serviços e que podem incluir características como o peso dos animais, a especificidade técnica dos profissionais das consultas de medicina natural, o tipo e especificidade dos procedimentos realizados, a especialização e exclusividade do serviço prestado, entre outras.

As consultas de telemedicina são agendamentos privados de consulta médica-veterinária a um animal, devidamente acompanhado pelo seu tutor/cuidador. A consulta não é um evento público nem destinado ao público, pelo que apenas é permitida a presença de acompanhantes no local, desde que co-habitantes ou responsáveis diretos pelos cuidados ao animal para o qual a consulta de telemedicina se está a realizar. Não é premitida a emissão, gravação ou reprodução pública ou privada da teleconsulta sob nenhuma circunstância, quer durante quer após a realização do mesma, sem a autorização e consentimento prévio e devidamente expresso da Natural Friends, LDA ou do CAMV Natural Friends.

Pagamento de produtos e serviços:

O pagamento do valor dos serviços pode ser realizado previamente à execução dos mesmos, durante a sua execução ou no seu final, junto da receçao através dos meios disponíveis ou on-line com envio do comprovativo ou confirmação válida de pagamento apenas para pagamento antecipado, através dos meios de pagamento disponibilizados para o efeito.

Os serviços realizados presencialmente são pagos integralmente no momento da sua realização. Os serviços de telemedicina são pagos previamente à realização dos mesmos, pelo menos até 48h antes da hora agendada para o evento, com o envio do comprovativo válido para o email indicado na hora de expediente do serviço, sem a apresentação do qual no prazo indicado, o serviço pre-agendado não será realizado.

Aos serviços realizados é devido o pagamento correspondente associado. Não se realizam reembolsos de serviços já executados.

No caso de um pagamento prévio de um serviço contratado, podem acrescer valores referentes à execução de outros serviços extraordinários solicitados após o pagamento inicial ou sugeridos pelos profissionais, de acordo com as observações realizadas no curso dos trabalhos com os animais, que sejam relevantes para a salvaguarda da sua saúde, entre outros motivos.

Os valores a retificar são sempre em função e de acordo com o constante na tabela de preços disponível para consulta no local.

O pagamento de produtos é sempre realizado na integra previamente à entrega e disponibilização dos mesmos, quer estes sejam dispensados na clínica ao balcão, quer sejam expedidos para qualquer morada indicada pelo cliente, quer sejam disponibilizados por qualquer outra forma. Previamente à emissão da fatura, deve garantir que forneceu todos os dados correctos para a emissão da mesma. Não se realizam correcções de dados de faturas previamente emitidas.

Os diferentes meios de pagamento disponíveis encontram-se indicados no local do CAMV ou on-line nos locais das páginas web destinados a esse efeito.

Considerações finais:

O CAMV Natural Friends não se responsabiliza pela fuga, danos físicos ou problemas com animais que decorram do incumprimento das condições aqui estabelecidas e acordadas com o cliente.

Os preços constantes da tabela de serviços podem ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio, mas a tabela publicada será sempre a mais atualizada em cada momento e pode ser consultada no local.

A Natural Friends, Lda reserva-se o direito de alterar a qualquer momento e sem aviso prévio os presentes termos e condições de utilização do serviço clínico do CAMV. Os termos e condições válidos serão os mais recentes a cada momento e encontram-se sempre disponíveis para consulta no local.

A Natural Friends, Lda reserva o direito de recusar qualquer cliente, animal ou serviço solicitado sempre que assim o entender.

A leitura deste documento na integra não exclui leitura do documento relativo à política de privacidade da empresa, disponível para consulta no website e no local, bem como a adenda relativa à recolha e tratamento de dados pessoais.

Última revisão: Janeiro de 2023

 

3. TERMOS E CONDIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO DE IMAGIOLOGIA E ANÁLISES CLÍNICAS E LABORATORIAIS NATURAL FRIENDS

Condições gerais:

Os seguintes termos e condições aplicam-se aos utilizadores do serviço de Imagiologia e Análises Clínicas e Laboratoriais da Clínica Veterinária Natural Friends e a utilização do referido serviço implica a aceitação destes termos e condições, bem como a política de privacidade da empresa.

Para ser considerado utilizador do serviço o cliente, tutor de animal(is), deve de se encontrar registado no CRM de gestão de clientes da Natural Friends, LDA, com pelo menos a indicação de nome, contacto telefónico, contacto de e-mail e morada e ter registado no mesmo CRM de gestão pelo menos um animal do qual seja o detentor titular (identificado como tal no DIAC do animal) ou o cuidador do animal, no nome do qual fica registado no sistema de gestão CRM, e ao qual é atribuída a responsabilidade das decisões relativamente ao cuidado ao animal e cumprir todos os restantes requisitos referidos no ponto 2 dos termos e condições de utilização do serviço da clínica veterinária e medicina veterinária natural do CAMV Natural Friends.

O registo de, pelo menos, um agendamento activo, para pelo menos um animal de um detentor/tutor/cuidador, é necessário para que o cliente seja considerado “activo” no sistema de gestão de clientes e a confirmação de presença do cliente nas 24h que antecedem a consulta inicial do primeiro animal registado no sistema CRM Natural Friends, é necessária para que o cliente seja considerado "aprovado" e, para que possa realizar no nosso espaço os serviços pretendidos, o cliente deve ainda ter assinalado, antes do primeiro acesso à área reservada de cliente, a check box que confirma a leitura e aceitação dos termos e condições e as políticas de privacidade dos serviços da Natural Friends, LDA.    

O cliente confirma e concorda que estará sempre presente ou disponível em caso de necessidade de contacto, através dos meios que indicou, disponibilizou e ficaram registados para o efeito, durante o tempo em que o animal permanece nas nossas instalações para a realização dos serviços contratados.

Na área de receção, sala de espera e outros locais de uso público comum dentro das instalações do CAMV, apenas é permitida a circulação de animais com trela ou animais em caixas de contenção adequadas, que impeçam o seu deambular livre pelo espaço. Os meios de contenção utilizados só podem ser retirados depois do animal ser devidamente entregue, em segurança, ao profissional encarregue da gestão do animal durante a realização dos exames/procedimentos, e devem de ser de novo colocados de imediato, logo que o profissional devolve o animal ao cliente, ainda dentro da sala de trabalho ou, no caso de exames de radiologia ou imagiologia, na sala de consulta ou na sala de espera.

A colocação de açaime ou outros meios preventivos de mordeduras/ agressões a outros animais ou pessoas nos espaços de uso comum do CAMV, são da responsabilidade do cliente e podem ser sugeridos ou solicitados pela equipa clínica ou não clínica, caso se verifiquem comportamentos do cliente ou do animal que o justifiquem, para a segurança de todos os presentes.

Agendamento de Serviços Imagiologia e Análises Clínicas e Laboratoriais:

O agendamento dos serviços de imagiologia e análises clínicas e laboratoriais, são sempre precedidos de uma avaliação e uma recomendação clínica, não sendo possível agendamentos por iniciativa de um cliente, sem a avaliação prévia de um clínico sobre a sua necessidade, ou a emissão de uma receita/prescrição, devidamente identificada e validada com vinheta e assinatura do médico-veterinário que solicita a realização do mesmo. A marcação pode ser realizada através do contacto telefónico ou e-mail disponível, ou por agendamento presencial no local do CAMV. Os diferentes contactos encontram-se devidamente divulgados.

Durante o agendamento são sempre solicitados os dados necessários para o registo no sistema de gestão, relativamente ao cliente e ao animal e devidamente explicitados os dados mais relevantes sobre o serviço solicitado como preço, tempo previsto de execução do serviço, preparação específica necessária para cada exame a realizar, requisitos do animal, horário disponível para o agendamento, regras de funcionamento básicas do serviço, bem como outros esclarecimentos que possam ser solicitados no momento.

Na sequência do agendamento realizado, o cliente é informado que será contactado nas 24h a 48h prévias ao agendamento para validar o seu interesse e a sua presença. Este contacto é realizado por contacto telefónico, sms ou e-mail. Neste contacto são confirmados dados relevantes do agendamento como dia, hora, e outros.

O cancelamento do serviço agendado pode ser realizado em qualquer momento antes do início do mesmo, quer pelo cliente, quer pelo CAMV. A ausência de resposta nas 12h seguintes à última tentativa de contacto de confirmação de agendamento realizada nas 24h a 48h antecedentes ao mesmo determinam o cancelamento prévio do serviço agendado e o horário fica de novo disponível. Uma mensagem SMS ou e-mail é enviada a confirmar o cancelamento do agendamento.

Realização dos serviços agendados:

No dia e hora confirmados o cliente deve comparecer no local com o animal, preferencialmente 10m antes da hora agendada fazendo-se acompanhar, dos seus documentos de identificação pessoal bem como os documentos do animal, os quais podem ser solicitados na receção.

Antes, durante ou após a realização do serviço agendado podem ser realizados procedimentos como leitura de microchip, pesagem ou registo de dados identificativos ou biometricos do animal constantes dos seus boletins de identificação e registo ou recolhidos no local, para confirmação de dados relevantes para a prestação do mesmo, faturação ou identificação correta de animais e tutores.

O animal é entregue pelo cliente, ao profissional, na sala de espera, sala de consultas, ou na própria sala de imagiologia, e a entrega do animal depois da conclusão do trabalho, é igualmente realizada nas mesmas condições. O cliente é responsável por garantir a segurança dos seus animais durante a sua presença no local, pelo que os meios de contenção e segurança pessoal devem ser sempre aplicados.

No início da realização do serviço agendado, e de acordo com condições das salas e locais de trabalho, características dos animais ou procedimentos a realizar, os profissionais informam os clientes se é ou não permitida a sua presença durante a realização dos mesmos, ou se é solicitada a sua colaboração para a realização dos mesmos, e avaliam previamente a condição geral do animal, comportamento do animal, sinais indicadores de doença, e as condições gerais para a segurança no trabalho.

Durante a realização dos exames é recomendado ao cliente que permaneça na sala de espera, e aguarde pelo final da realização dos mesmos. Caso pretenda assistir dentro da sala de trabalho, o mesmo é possível desde que não interfira com o bom curso dos trabalhos nem represente limitação funcional para os profissionais, dentro do espaço existente. Em alguns casos pode ser expressamente proibida a presença do cliente junto do animal, prevalencendo sempre a decisão do clínico/técnico.

O cliente, após o termino da realização do exame, é informado dos resultados preliminares sempre que possível e exequível, ou da estimativa prevista para a recepção dos resultados laboratoriais. Nesta sequência é agendada a consulta que sucede a realização dos exames solicitados, onde os resultados conjuntos dos mesmos são interpretados, junto com a evolução clínica e sintomatológica até ao momento, e as recomendações terapêuticas são reavaliadas e ajustadas de acordo com os novos dados e evolução. Após a realização da consulta, é disponibilizado a partir da área on-line reservada de cliente, o resumo sumário das alterações observadas durante os exames de imagiologia, bem como os resultados analíticos tal como emitidos pelos laboratórios, na qual dispõem de um tempo definido para aceder aos mesmos para consulta ou arquivo, podendo igualmente ser solicitados impressos ou enviados diretamente para e-mail do cliente, na recepção. Não são enviados/disponibilizados resultados laboratoriais previamente à realização da consulta de acompanhamento, de acordo com o modus operandi do serviço, de forma a melhor servir o cliente e os seus interesses.

Os relatórios completos de exames de imagiologia são disponibilizados, em geral, até 15 dias úteis após a manifestação do cliente em receber os mesmos, impressos, por e-mail, ou a partir da área reservada de cliente, na qual dispõem de um tempo definido para aceder aos mesmos para consulta ou arquivo. Relatórios urgentes podem estar sujeitos a pagamento de taxa.

No caso de exames e análises laboratoriais realizados no seguimento de uma requisição ou receita médica-veterinária externa ou no caso de clientes cujo o objectivo seja a mudança de CAMV e de médico veterinário na sequência imediata da realização dos exames, os resultados são disponibilizados na sequência sua recepção pelo nosso CAMV, desde que se encontrem os valores referentes aos mesmos devidamente liquidados, por e-mail, diretamente para o cliente e para o CAMV ou médico-veterinário que solicitou a sua realização ou que fará o seguimento dos animais e clientes que desejam a mudação para outro CAMV., 

Caso o cliente se tenha ausentado da clínica durante a realização dos exames, deverá ter sido confirmada uma hora para o levantamento do animal, e a mesma deve ser respeitada, uma vez que não realizamos alojamento de animais. A hora de levantamento tem tolerância de atraso de 15 minutos após a hora que foi combinada para o término do trabalho. Após os 15 minutos de tolerância serão cobrados 10 euros por cada período de 30 minutos extra.

Durante a realização dos exames, caso não tenha sido solicitada pela equipa técnica a sua presença ou colaboração durante a realização dos mesmos, o cliente deve de aguardar na sala de espera até que o profissional dê indicação de que o trabalho está terminado e entregue de volta o animal.

O tempo estimado para a execução do trabalho é meramente indicador e pode sofrer variações inicialmente não estimadas ou previstas pelas mais diversas circunstâncias inerentes ao comportamento dos animais, estado geral do pelo, ou ocorrências com equipamentos e aparelhos, entre outras, que são alheios ao modo de funcionamento regular do serviço Natural Friends, e ao qual não pode ser atribuída a responsabilidade do atraso pelo que, não se admitem pedidos de desconto ou indeminizações por estes motivos.

Sempre que um trabalho inicialmente contratado não seja possível realizar, a qualquer momento do decorrer do mesmo o cliente é são contactado através dos contactos fornecidos e as circunstâncias e motivos explicadas, podendo ser apresentada uma alternativa à realização do trabalho pretendido, sempre que possível. Caso o cliente concorde com a proposta alternativa, a mesma realizar-se-à nos termos descritos e acordados. Se não for possível realizar de qualquer forma o trabalho ou o cliente não concorde com a alternativa apresentada, é dado o trabalho como concluído/ não realizado e o cliente deve deslocar-se ao local o mais breve possível para levantar o animal e concluir os procedimentos necessários junto da receção. O trabalho entretanto realizado será cobrado em função da tabela de serviços que se aplique ao mesmo.

O serviço de imagiologia e análises clínicas e laboratoriais tem uma tabela de preços própria que é elaborada em função de diversas variáveis inerentes a especificidades deste tipo de serviços e que podem incluir características como o peso dos animais, o tipo de exame realizado, a especialização e especificidade do tipo de exame solicitado, os exames e colheitas de amostras especiais, entre outras.

A animais que apresentem comportamento que possa colocar em risco a segurança e saúde dos profissionais, podem ser aplicados os meios de contenção adequados, tendo o serviço Natural Friends o cuidado na seleção dos meios mais adequados a cada animal, que mantenham o maior conforto e tranquilidade possível para os mesmos, enquanto garante a segurança no trabalho dos profissionais.

Pagamento dos serviços:

O pagamento do valor dos serviços pode ser realizado previamente à execução dos mesmos, durante a sua execução ou no seu final, junto da receçao ou on-line com envio do comprovativo ou confirmação válida de pagamento apenas para pagamento antecipado, através dos meios de pagamento disponibilizados para o efeito.

Os serviços realizados são pagos integralmente até ao momento da sua realização.

Aos trabalhos realizados é devido o pagamento correspondente associado. Não se realizam reembolsos de trabalhos já executados.

No caso de um pagamento prévio de um serviço contratado, podem acrescer valores referentes à execução de outros trabalhos extraordinários solicitados após o pagamento inicial ou sugeridos pelos profissionais, de acordo com as observações realizadas no curso dos trabalhos com os animais, que sejam relevantes para a salvaguarda da sua saúde, entre outros motivos.

Os valores a retificar são sempre em função e de acordo com o constante na tabela de preços disponível para consulta no local.

Considerações finais:

O CAMV Natural Friends não se responsabiliza pela fuga, danos físicos ou problemas com animais que decorram do incumprimento das condições aqui estabelecidas e acordadas com o cliente.

Os preços constantes da tabela de serviços podem ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio, mas a tabela publicada será sempre a mais atualizada em cada momento e pode ser consultada no local.

A Natural Friends, Lda reserva-se o direito de alterar a qualquer momento e sem aviso prévio os presentes termos e condições de utilização do serviço de Imagiologia e Análises Clínicas Laboratoriais do CAMV. Os termos e condições válidos serão os mais recentes a cada momento e encontram-se sempre disponíveis para consulta no local.

A Natural Friends, Lda reserva o direito de recusar qualquer cliente, animal ou serviço solicitado sempre que assim o entender.

A leitura deste documento na integra não exclui leitura do documento relativo à política de privacidade da empresa, disponível para consulta no website e no local,bem como a adenda relativa à recolha e tratamento de dados pessoais.

Última revisão: Janeiro de 2023

 

4. TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SPA&WELLNESS - BANHOS, TOSQUIAS E GROOMING PROFISSIONAL NATURAL FRIENDS

Condições gerais:

Os seguintes termos e condições aplicam-se aos utilizadores do serviço de SPA da Clínica Veterinária Natural Friends e a utilização do referido serviço implica a aceitação destes termos e condições, bem como a política de privacidade da empresa.

Para ser considerado utilizador do serviço o cliente, tutor de animal(is), deve de ser encontrar registado no CRM de gestão de clientes da Natural Friends, LDA, com pelo menos a indicação de nome, contacto telefónico, contacto de e-mail e morada e ter registado no mesmo CRM de gestão pelo menos um animal do qual seja o detentor titular (identificado como tal no DIAC do animal) ou o cuidador do animal, no nome do qual fica registado no sistema de gestão CRM, e ao qual é atribuída a responsabilidade das decisões relativamente ao cuidado ao animal.

O registo de pelo menos um agendamento activo, para pelo menos um animal de um detentor/tutor/cuidador, é necessário para que o cliente seja considerado “activo” no sistema de gestão de clientes e possa realizar no nosso espaço os serviços pretendidos.

O cliente confirma e concorda que estará sempre disponível em caso de necessidade de contacto, através dos meios que indicou, disponibilizou e ficaram registados para o efeito, durante o tempo em que o animal permanece nas nossas instalações para a realização dos trabalhos contratados.

Na área de receção, sala de espera e outros locais de uso público comum dentro das instalações do CAMV, apenas é permitida a circulação de animais com trela ou animais em caixas de contenção adequadas, que impeçam o seu deambular livre pelo espaço. A colocação de açaime ou outros meios preventivos de mordeduras/ agressões a outros animais ou pessoas nos espaços de uso comum do CAMV, são da responsabilidade do cliente. Os meios de contenção só podem ser retirados depois do animal ser devidamente entregue, em segurança, ao profissional de grooming, e devem de ser de novo colocados de imediato, logo que o profissional de grooming devolve o animal ao cliente, ainda dentro da sala de trabalho.

Agendamento de Serviços SPA:

O agendamento de um ou vários serviços de SPA pode ser realizado através do contacto telefónico ou e-mail da clínica ou pode ser realizado agendamento presencial no local do CAMV. Os diferentes contactos encontram-se devidamente divulgados.

Durante o agendamento são sempre solicitados os dados necessários para o registo no sistema de gestão, relativamente ao cliente e ao animal e devidamente explicitados os dados mais relevantes sobre o serviço solicitado como preço, tempo previsto de execução do serviço, requisitos do animal, horário disponível para o agendamento, regras de funcionamento básicas do serviço, bem como outros esclarecimentos que possam ser solicitados no momento.

Na sequência do agendamento realizado, o cliente é informado que será contactado nas 24h a 48h prévias ao agendamento para validar o seu interesse e a sua presença. Este contacto é realizado por contacto telefónico, sms ou e-mail. Neste contacto são confirmados dados relevantes do agendamento como dia, hora, e outros.

O cancelamento do serviço agendado pode ser realizado em qualquer momento antes do início do mesmo, quer pelo cliente, quer pelo CAMV. A ausência de resposta nas 12h seguintes à última tentativa de contacto de confirmação de agendamento realizada nas 24h a 48h antecedentes ao mesmo determinam o cancelamento prévio do serviço agendado e o horário fica disponível. Uma mensagem SMS ou e-mail é enviada a confirmar o cancelamento do agendamento.

Realização dos serviços agendados:

No dia e hora confirmados o cliente deve comparecer no local com o animal, preferencialmente 10m antes da hora agendada fazendo-se acompanhar, preferencialmente, dos seus documentos de identificação pessoal bem como os documentos do animal, os quais podem ser solicitados na receção.

Antes, durante ou após a realização do serviço agendado podem ser realizados procedimentos como leitura de microchip, pesagem ou registo de dados identificativos ou biometricos do animal constantes dos seus boletins de identificação e registo ou recolhidos no local, para confirmação de dados relevantes para a prestação do mesmo, faturação ou identificação correta de animais e tutores.

O animal é entregue pelo cliente, ao profissional de grooming, dentro da sala de SPA e a entrega do animal depois da conclusão do trabalho, é igualmente realizada dentro da sala de SPA. O cliente é responsável por garantir a segurança dos seus animais durante a sua presença no local.

No início da realização do serviço de SPA agendado, os profissionais avaliam previamente a condição geral do animal (tipo de pelo, condição inicial da pelagem, comportamento do animal, sinais indicadores de doença) e as condições gerais para a segurança no trabalho e combinam com o cliente os pormenores necessários sobre o trabalho a realizar, podendo indicar sugestões sobre mesmo de acordo com a sua formação especializada e recolhendo informações úteis, dando ao tutor uma indicação to tempo estimado para a realização do serviço.

Durante a realização do trabalho é recomendado ao cliente que permaneça na sala de espera, a partir da qual tem visibilidade para o interior da

sala de trabalho de SPA e pode acompanhar os procedimentos. Caso pretenda assistir dentro da sala de trabalho, o mesmo é possível desde que não interfira com o bom curso dos trabalhos nem represente limitação funcional para os profissionais, dentro do espaço existente.

Caso pretenda, o cliente pode combinar com os profissionais e com a receção uma hora para estar presente no término do trabalho, ou combinar um contacto telefónico prévio para saber quando se apresentar para a recolha do animal após o término do trabalho.

Após confirmada uma hora para o levantamento do animal, a mesma deve ser respeitada, uma vez que não realizamos alojamento de animais. A hora de levantamento tem tolerância de atraso de 15 minutos após a hora que foi combinada para o término do trabalho. Após os 15 minutos de tolerância serão cobrados 10 euros por cada período de 30 minutos extra.

Ao chegar para a recolha do animal na hora indicada, o cliente deve de aguardar na sala de espera até que o profissional dê indicação de que o trabalho está terminado.

O tempo estimado para a execução do trabalho pode sofrer variações inicialmente não estimadas ou previstas pelas mais diversas circunstâncias inerentes ao comportamento dos animais, estado geral do pelo, ou ocorrências com equipamentos e aparelhos, entre outras, que são alheios ao modo de funcionamento regular do SPA Natural Friends, e ao qual não pode ser atribuída a responsabilidade do atraso pelo que, não se admitem pedidos de desconto ou indeminizações por estes motivos.

Sempre que um trabalho inicialmente contratado não seja possível realizar, a qualquer momento do decorrer do mesmo o cliente é são contactado através dos contactos fornecidos e as circunstâncias e motivos explicadas, podendo ser apresentada uma alternativa à realização do trabalho pretendido, sempre que possível. Caso o cliente concorde com a proposta alternativa, a mesma realizar-se-à nos termos descritos e acordados. Se não for possível realizar de qualquer forma o trabalho ou o cliente não concorde com a alternativa apresentada, é dado o trabalho como concluído/ não realizado e o cliente deve deslocar-se ao local o mais breve possível para levantar o animal e concluir os procedimentos necessários junto da receção. O trabalho entretanto realizado será cobrado em função da tabela de serviços que se aplique ao mesmo.

O SPA tem uma tabela de preços própria que é elaborada em função de diversas variáveis inerentes a especificidades deste tipo de serviços e que podem incluir características como o peso dos animais, o comprimento do pelo dos animais, o tipo de pelagem dos animais, a especialização e especificidade do tipo de corte solicitado, os cortes especiais de raça, as condições de apresentação inicial do pelo e pelagem, a presença ou ausência de parasitas externos, as patologias de pele, entre outras.

Podem ser contratados os diferentes serviços de SPA dentro dos constantes da tabela de serviços, cada um com um valor associado. Para qualquer serviço contratado, está incluído a realização do corte de unhas, a limpeza dos ouvidos e dos olhos e a higiene anal, sempre que as circunstancias permitam a sua execução em segurança.

A animais que apresentem comportamento que possa colocar em risco a segurança e saúde dos profissionais de grooming, podem ser aplicados os meios de contenção adequados, tendo o SPA Natural Friends o cuidado na seleção dos meios mais adequados a cada animal, que mantenham o maior conforto e tranquilidade possível para os mesmos, enquanto garante a segurança no trabalho dos profissionais.

Pagamento dos serviços:

O pagamento do valor dos serviços pode ser realizado previamente à execução dos mesmos, durante a sua execução ou no seu final, junto da receçao ou on-line com envio do comprovativo ou confirmação válida de pagamento apenas para pagamento antecipado, através dos meios de pagamento disponibilizados para o efeito.

Os serviços realizados são pagos integralmente até ao momento da sua realização e antes da entrega do animal.

Aos trabalhos realizados é devido o pagamento correspondente associado. Não se realizam reembolsos de trabalhos já executados.

No caso de um pagamento prévio de um serviço contratado, podem acrescer valores referentes a gestão adicional de comportamentos animais inadequados e difíceis, pelo em estado pouco cuidado que exige tempo e trabalho acrescidos, parasitismo relevante, peso confirmado do animal ou tipo de pelagem não concordante com os previamente indicado, execução de outros trabalhos extraordinários solicitados após o pagamento inicial ao profissional, entre outros motivos.

Os valores a retificar são sempre em função e de acordo com o constante na tabela de preços disponível para consulta no local.

Considerações finais:

O CAMV Natural Friends não se responsabiliza pela fuga, danos físicos ou problemas com animais que decorram do incumprimento das condições aqui estabelecidas e acordadas com o cliente.

Os preços constantes da tabela de serviços podem ser alterados a qualquer momento e sem aviso prévio, mas a tabela publicada será sempre a mais atualizada em cada momento e pode ser consultada no local.

A Natural Friends, Lda reserva-se o direito de alterar a qualquer momento e sem aviso prévio os presentes termos e condições de utilização do serviço de SPA do CAMV. O termos e condições válidos serão os mais recentes a cada momento e encontram-se sempre disponíveis para consulta no local.

A Natural Friends, Lda reserva o direito de recusar qualquer cliente, animal ou serviço solicitado sempre que assim o entender.

A leitura deste documento na integra não exclui leitura do documento relativo à política de privacidade da empresa, disponível para consulta no local,bem como a adenda relativa à recolha e tratamento de dados pessoais.

Última revisão: Janeiro de 2023